Se você não sabe exatamente o que é o acrílico a resposta simples é: uma ótima alternativa ao vidro. Na resposta mais longa, o acrílico é um termoplástico inventado no século passado. É transparente, flexível, forte e mais transparente que o vidro.As aplicações para o acrílico são versáteis e se encaixam em muitos setores, como comunicação visual, aplicações industriais, móveis e até janelas de avião.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como o acrílico surgiu e como ele revolucionou o mercado brasileiro.
Acompanhe!
O que é o acrílico?
O acrílico também chamado de polimetilmetacrilato (ou PMMA para abreviar) é um material termoplástico rígido e transparente, considerado o plástico mais nobre do mercado. Como dissemos, o acrílico é uma excelente alternativa ao vidro e ainda oferece algumas vantagens. Ao contrário do vidro, o acrílico não se estilhaça, é mais leve, é flexível, ou seja, pode assumir várias formas, é mais transparente e tem ótimo custo-benefício.
Todas essas vantagens do acrílico o tornam adequado para todos os tipos de aplicações, como na indústria moveleira, náutica, automobilística, arquitetônica e comunicação visual.
O acrílico no Brasil
O primeiro marco importante na história do acrílico foi em 1828 com a criação de um composto de ureia se assemelhava ao plástico. Após esse fato, muitos químicos e laboratórios se dedicaram a estudar o assunto durante anos. Até que, em 1936 foi produzida a primeira folha de acrílico para uso comercial. A necessidade de um material transparente e altamente resistente surgiu com a chegada da Segunda Guerra Mundial, tanto que a primeira aplicação do material foi em aeronaves, submarinos, torres e coberturas. O desempenho do acrílico foi incrivelmente positivo: mais leve e mais forte que vidro, podia ser moldado em qualquer forma e fundido e soldado para um encaixe perfeito.
O acrílico no Brasil foi marcado pela fundação da primeira empresa produtora de chapas acrílicas em 1957, na cidade de São Paulo. Na década de 1960 começaram a surgir os primeiros pontos de reciclagem de acrílico no país e, até o início da década de 1970 iniciou-se a produção do MMA, a matéria-prima do acrílico. A partir daí, o acrílico ganhou destaque no mercado e não é surpresa que hoje ele seja utilizado em tudo, desde a construção civil, em aquários gigantescos e muito mais.
Como é a fabricação do acrílico
O acrílico, quando aquecido pode ser facilmente moldado em uma variedade de formas, como garrafas, tubos, molduras e figuras. Enquanto esfria, o acrílico mantém sua forma rígida. O material pode ser usinado ou perfurado como madeira e metais macios.
Existem dois tipos de chapas de acrílico no Brasil: as chapas fundidas ou “cast” e as chapas extrusadas. As chapas de acrílico fundidas ou “cast” são feitas a partir de uma mistura dos ingredientes acrílico líquidos que são moldados, criando um material homogêneo. O xarope acrílico é despejado em um molde construído a partir de duas folhas de vidro temperado separadas para produzir a espessura desejada para a folha de acrílico. Assim, as chapas de acrílico “cast” proporcionam clareza óptica, maior resistência e transparência e são produzidas em diversas cores, acabamentos e espessuras.
Já as chapas extrusadas são obtidas por um método de produção contínuo. No processo, uma resina acrílica em pó ou no formato de grânulos passam por uma extrusora. Em seguida, essa massa é forçada através de uma prensa como uma folha, onde é determinado a espessura e, em alguns casos, o acabamento da superfície. A faixa contínua da chapa de acrílico pode então ser cortada ou aparada em seu tamanho final.
Principais aplicações do acrílico
Você pode utilizar as folhas de acrílico como um substituto ao vidro em áreas onde você precisa de algo robusto, mas flexível. Confira algumas aplicações do material:
- Acessórios para veículos;
- Acessórios para barcos e navios;
- Áreas ao ar livre;
- Clarabóias;
- Partições;
- Molduras;
- Expositores de varejo;
- Fachadas de empresas;
- Isolamento de ruído.
Porque o acrílico é tão procurado?
A principal razão pela qual o acrílico é amplamente utilizado em tantas aplicações é porque ele possui a melhor combinação de propriedades para certos tipos de trabalho do que outros materiais, como metais, madeiras e vidro. Essas propriedades incluem:
- Transparência;
- Resistência à quebra;
- Resistência à intempéries;
- Resistência química;
- Leveza;
- Resistência ao calor;
- Maleabilidade.
Gostou de saber um pouco mais sobre a história do acrílico no Brasil? Então convidamos você a descobrir como o acrílico mudou diversos segmentos da indústria.