Na realidade em que vivemos, ainda é um tabu o uso do acrílico como algo sustentável.
Porém, graças aos avanços das tecnologias e das novas formas de se manusear o acrílico, hoje a relação do acrílico com o meio ambiente é algo muito real e possível.
Isso se deu por conta de que cada vez a preocupação das instituições para com o meio ambiente, tem levado a uma postura mais ecológica, aumentando as buscas em alternativas mais sustentáveis.
E o acrílico tem se apresentado como uma ótima opção para tornar possível esse objetivo.
Com ele, as empresas garantem a presença de um material que anda a favor da proteção ao meio ambiente, sem agredi-lo.
E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Continue lendo e saiba como o acrílico pode andar de mãos dadas com o meio ambiente.
Cuidando da natureza
Hoje cada vez mais com a preocupação com o meio ambiente, o acrílico é um material chave de substituição para uma forma ambientalmente correta.
E você sabia que ele é um dos materiais com maior aproveitamento de reciclagem?
Duas mil toneladas de acrílico são recicladas por ano no Brasil, já provando o quanto que o acrílico é útil nas nossas vidas e participa diariamente delas.
Isso é possível por conta de que o acrílico é composto por moléculas que se repetem.
Eles pertencem aos termoplásticos, que correspondem aos plásticos que se modificam, com aquecimento, sem sofrer alteração na sua composição.
Isso é o que possibilita que ele seja moldado e reciclado diversas vezes. Desta forma, a influência do acrílico na natureza é consideravelmente positiva.
E com as novas leis contra o uso de plástico, o acrílico é a aposta correta para o futuro. Uma vez que é um material 100% reciclável, indo totalmente na via da “onda verde” que cada vez mais as empresas estão adotando.
Qualquer outro material feito de acrílico é mais sustentável do que o de plástico, isso porque o seu descarte pode ser transformado em diversas outras aplicações além de ser extremamente valioso no mercado de reciclagem, já que a maioria dos objetos têm vida longa tendo o seu índice de reaproveitamento bastante alto.
E os benefícios não param por aí.
A Acrilmarco em defesa da responsabilidade socioambiental
Claro que a Acrilmarco não estaria fora dessa iniciativa. Sempre promovendo ações que viabilizam a sustentabilidade na indústria.
Com licença aprovada pela Secretaria Municipal de São Marcos/RS, para produzir chapas de acrílico, lançando, a cada três meses, relatórios sobre os resíduos.
Além de que, a empresa segue as leis ambientais corretamente, com objetivo de reduzir gastos excessivos com água e energia. E ainda, oferece reciclagem do acrílico, contribuindo para a sociedade e a natureza.
Como é feita a reciclagem do Acrílico?
A empresa presta um importante serviço ambiental para a comunidade ao reciclar o acrílico.
Como dito anteriormente, acrílico ou polimetil metacrilato (PMMA) é um material termoplástico que tem a característica de ser reciclado, recuperando a sua matéria-prima original, não apenas reutilizado como acontece com a maioria dos plásticos.
Todos os resíduos gerados no processo produtivo são reutilizados internamente, vendidos a empresas licenciadas, doados a recicladores licenciados.
Ou então, ou é dada a destinação correta em aterros industriais e cooprocessamento.
Há ainda a preocupação na utilização de materiais que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental, e é através da reciclagem do material e transformação deste em novas chapas que a Acrilmarco tem como prevenção evitar o descarte do acrílico na natureza, o que geraria um impacto ambiental.
Afinal, um futuro melhor se constrói a cada dia do presente.