Nas últimas décadas, tem ganhado destaque nas discussões mundiais e também no meio empresarial e corporativo temas como sustentabilidade, meio ambiente, consumo responsável e reciclagem.
Com isso, muitos materiais visando a sustentabilidade foram desenvolvidos como o acrílico reciclado que vem sendo muito utilizado por empresas que se importam com o meio ambiente e as gerações futuras.
É muito importante essa pauta e o avanço da tecnologia visando a sustentabilidade pois tudo o que temos e produzimos de alguma forma vem da natureza e do planeta em que vivemos.
Ter consciência disso e pensar na dinâmica entre produção e responsabilidade ambiental é muito importante para manter o equilíbrio entre o avanço da sociedade e a manutenção das condições de vida e produção na Terra.
Caso essa temática não seja pensada no presente, muitos prejuízos podem vir a longo prazo, como aumento de temperatura, extinção de animais, diminuição de solos férteis, contaminação de fontes potáveis de água, entre outras consequências desastrosas para as gerações futuras que terão que lidar com isso.
Deixar possibilidades palpáveis e melhores que as que foram deixadas para nós é ter uma vivência consciente e ética diante o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Mesmo que haja resistências de certas partes em pensar de forma sustentável, há muito a ser explorado e desenvolvido de forma coesa com a natureza.
Acrílico reciclável: uma solução no presente pensando no futuro
Agora que você sabe da importância do pensamento consciente em relação à sustentabilidade, trazemos a explicação de tudo o que você precisa saber sobre um material que está em alta dentre as empresas responsáveis com a natureza: o acrílico reciclado.
Primeiramente, vamos explicar como é feito esse material.
O acrílico é um material totalmente reciclável, mesmo que esteja com fissuras ou quebrados, ele pode ser totalmente reaproveitado. Estima-se que por ano, no Brasil, sejam recicladas mais de duas mil toneladas de material acrílico. Esse número poderia ser muito maior, mas não acontece devido a alta durabilidade e tempo de uso que o acrílico permite.
Etapas da reciclagem do acrílico
- A primeira etapa é a coleta do material que pode ser feita pela coleta seletiva da cidade ou em pontos de recolhimento desse material;
- Depois o material é lavado, limpo e moído;
- Posteriormente o material é aquecido acima de 410ºC, assim é feita a quebra das moléculas poliméricas do acrílico, recuperando seu monômero;
- O material então é lavado para a retirada de materiais contaminantes;
- Então é feita uma decantação para que seja separada a parte aquosa da orgânica;
- É feita a purificação do material através do processo de destilação;
- E por último são reaproveitados os monômeros derivados do aquecimento do acrílico após todo esse processo de purificação para fazer novas chapas de acrílico, refazendo o mesmo processo de criação de uma chapa nova.
O acrílico reciclado tem qualidade e propriedades equivalentes ao material virgem, devido aos rigorosos processos de purificação utilizados durante a reciclagem do material.
Substituição de plástico por materiais recicláveis
Ganhou grande notoriedade no mundo a discussão sobre o uso do plástico e suas consequências. É sabido que o plástico é um material muito utilizado devido ao seu baixo custo e fácil produção em massa, com isso, tem-se produzido uma enorme quantidade de material plástico que por muitas das vezes é descartado de forma incorreta e que demora a se decompor na natureza.
Nos últimos anos surgiu com força a discussão do uso de canudos plásticos, seu descarte e substituição por canudos de materiais que pudessem ser reciclados e que não impactam tanto o meio ambiente.
Por isso o acrílico reciclado também entra como uma das grandes apostas do mercado para o avanço na produção de forma consciente e sustentável dentro das empresas de ponta.
É por esse motivo, que a Acrilmarco, uma empresa que busca estar sempre na ponta das inovações, toma diversas medidas em prol da sustentabilidade em todo seu processo de fabricação.
Nós tomamos cuidado desde a escolha da matéria-prima, durante o processo de fabricação e de reciclagem, até o processo de descarte de resíduos.
Além disso, vale salientar que sempre seguimos todas diretrizes, leis e normas técnicas que regem a legislação brasileira e estamos sempre atentos às novidades que podem melhorar o processo de fabricação de forma sustentável e coesa com o meio ambiente.